sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Félix, o colecionador de medos

Os alunos de 3.ºe 4.ºano da EB de Lagoa estiveram na Biblioteca da EB de Mira, para ouvir um conto selecionado do menu À La Carte por Célia Dias, professora da turma.
O livro escolhido, “Félix, o colecionador de medos”, de Fina Casalderrey e Teresa Lima, prestou-se a um tratamento especial, já que aborda a temática do medo.
Assim sendo, a narrativa, depois de escutada, inspirou os alunos a realizarem várias atividades: no decurso da primeira, escreveram, num papelinho, a continuação da frase “Eu morro de medo de…”, que dobraram e deram a um colega, para este escrever, às cegas, o porquê; na segunda, escreveram, em papéis afixados nas costas de cada um, as coisas que julgavam que ele(a) não teria medo.
Posteriormente, toda esta escrita foi lida em voz alta, o que tornou os medos cada vez mais pequeninos com o riso, como dizia a história…
A terminar, houve ainda um momento sério e simbólico: o maior medo de cada um, secretamente escrito em tirinhas de papel, foi fertilizar a terra de um vaso, para se desvanecer com o tempo e dar vida a uma flor.


Sem comentários:

Enviar um comentário