quinta-feira, 4 de maio de 2017

A Antártida ficou mais perto com o biólogo marinho José Xavier

José Carlos Xavier, o biólogo marinho português que até à data mais tempo permaneceu na Antártida, esteve de novo entre nós.
Sendo um comunicador de excelência, as suas palestras incentivam a gostar de ciência e levam pequenos e adultos a “viajar” por regiões misteriosas e frias.
Muito popular entre nós, o início e o final das sessões, realizadas na EB de Praia de Mira e nas Bibliotecas da Escola Básica de Mira e ES/3 Dr.ª Maria Cândida, foram autênticos “banhos de multidão”, com muitos admiradores a rodearem-no, a tiraram selfies, a fazerem perguntas ou tão somente a apertarem-lhe a mão ou a darem abraços!
José Xavier em todas as circunstâncias – formais e informais - não defraudou as expetativas! Nas conversas casuais foi gentil e nas três sessões realizadas com as turmas de 7.ºano e de 1.º CEB de Mira e de Praia de Mira, fez preleções motivadoras, mostrou a Bandeira do Dia da Antártida (confecionada pelo 4.ºM da prof.ª Fernanda Paula Silva e acabada de retornar de uma viagem de milhares de quilómetros até ao polo sul, onde foi autografada pelos cientistas que lá investigam), exibiu imagens e filmes cativantes, fez passar pelas mãos dos alunos alguns materiais das expedições polares – os óculos especiais para o frio, o casaco “antártico”, as penas de pinguim, as mandíbulas de lula... 
Sempre simpático e paciente, ignorou até alguma inquietude dos nossos alunos e brindou-os com o seu saber e a sua generosidade.
A nós adultos, deu-nos ainda o prazer da sua companhia num almoço de favas, confecionadas pelos alunos de Educação Especial da sala das professoras Margarida Picado e Cecília Arribança.
A terminar, a equipa da biblioteca faz questão de agradecer à editora Gradiva o envio do livro “Experiência Antártica”, para feira, e à autarquia de Mira a cedência de materiais de projeção para a sessão de Praia de Mira.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário