quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Respeitar para ser respeitado

Hoje teve lugar a 2.ª atividade do projeto “Aprender com a biblioteca escolar”, desta feita dinamizada pela professora Cândida Siegle, em sintonia com o projeto “Respeitar para ser respeitado”, da CPCJ.
Depois de um pequeno jogo para “quebrar o gelo”, a professora Cândida mostrou aos alunos a incomensurável capacidade imaginativa do ser humano: no centro de uma roda estava um pau e cada aluno veio mimetizar uma nova identidade para aquele objeto, que se transformou: numa colher, num cavalo, uma cana de pesca, um cachimbo…
Os alunos estavam, assim, prontos para criar! A professora deu-lhes então o mote para a primeira atividade criativa: partindo da obra “Os chefes e os outros”, de Brigitte Labbé e Michel Puech, da coleção “Filosofia para crianças”, de que a docente leu alguns excertos, os alunos registaram em papel de cenário o que devemos respeitar na vida.
De seguida, a turma foi dividida em 4 grupos, que dramatizaram, com a ajuda de adereços trazidos pela professora, uma situação deste livro.
Depois de apresentados os sketches dos vários grupos, e fazendo a ponte com a atividade anterior do projeto, foi recordada a estrutura do texto narrativo e, em grupo, os alunos criaram quatro narrativas sobre o tema “Respeitar para ser respeitado”.
Com toda esta dinâmica, no final ouviu-se dizer, entre os alunos: “Foi a melhor aula de português de sempre!”. 


Sem comentários:

Enviar um comentário