quinta-feira, 22 de outubro de 2015

José Xavier – a ciência é uma aventura!

José Carlos Xavier, biólogo marinho e cientista polar, já nos habituou à sua envolvente forma de falar e de viver a ciência. Mesmo assim, nas palestras que realizou na Biblioteca da Escola Secundária Dr.ª Maria Cândida, voltou a surpreender com a sua eloquência, deixando os ouvintes presos às suas descrições e descobertas.
Fazendo uma síntese dos encontros realizados, estiveram, nas duas sessões da manhã, 9 turmas de 7.º e 8.ºano, bem como alguns alunos de Educação Especial e o 11.ºC.
Na última sessão, realizada ao final da tarde, compareceu um público mais eclético, constituído por alunos de idades diversas, pais, professores e assistentes operacionais.
Ainda nessa sessão, pelas 19h30, juntaram-se, a partir do Connecticut, EUA, via Skype, as alunas de Sarah Bouckoms, com perguntas dirigidas a José Xavier, as quais, depois de respondidas, deram aso a uma interação entre os alunos de cá e os de lá, num clima festivo que dificilmente irão esquecer.
É de referir que, ao longo do dia, o cientista fez questão de ter tempo para conversar com muitos daqueles que o abordaram e de autografar o seu diário de viagem, “Experiência Antártica”, à venda na Feira do Livro.
Para terminar, as Bibliotecas Escolares saúdam os patrocínios do Restaurante Sálgaboca, em Praia de Mira, que presenteou o autor com um almoço de sardinhas, pescadas apenas umas horas antes, e do Serviço de Educação da Câmara Municipal de Mira, que ofereceu um livro, posteriormente autografado por um dos seus autores – o fotógrafo ambiental João Petronilho, e um dvd, com temática etnográfica.


Sem comentários:

Enviar um comentário