quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Denis Hickel esteve entre nós!

Denis Kern Hickel, arquiteto, designer e ambientalista, esteve na biblioteca da EB de Mira, no enquadramento do projeto “De pequenino se planta o pepino – literacia ecológica em contexto escolar”. 
Em dois dias de grande azáfama, que compreenderam a realização de 8 sessões de 90 minutos, com todas as turmas dos 5.º e 6.ºanos, Denis Hickel começou por fazer o ponto da situação ambiental, em que a escassez do petróleo, as mudanças climáticas, a delapidação dos recursos naturais nos obrigam a parar para pensar. 
Convidou, seguidamente, os alunos a formularem novas alternativas, expressas em palavras e desenhos, que perspetivassem a escola do futuro, mais harmoniosa e autossuficiente. Para ajudar nessa reflexão, Denis propôs alguns conceitos: sustentabilidade, cooperação, ecossistema, biodiversidade, bem-estar físico e mental, valorização dos diferentes saberes, ancestrais e locais, jardins comestíveis... 
Os alunos aderiram às tarefas com entusiasmo, revelando pensamento e criatividade.  
Foram dias muito preenchidos, decerto, mas que irão deixar trilho na consciência ecológica de quem teve o privilégio de participar!

Sem comentários:

Enviar um comentário